sábado, 19 de fevereiro de 2011

Manifesto de 144 teólogos europeus

   Acabei de ler uma série de artigos da UNISINOS entre eles a tradução do manifesto realizado por 144 teólogos europeus nas últimas semanas, principalmente alemães, para novos tempos para Igreja Católica. Dos temas que mais me chamaram a atenção no manifesto foram a inclusão da comunidade na eleição de Párocos, Bispos e a abertura para o sacerdócio de casados e mulheres.

    Não posso negar minha felicidade em ver tal manifesto por Teólogos respeitados no mundo. Inseridos numa sociedade em que a teologia é um elemento de estudo há séculos e um assunto de Estado, tão importante como qualquer outro estudo do conhecimento humano pós moderno. Esta felicidade vem de temas que me instigaram a fazer o curso de teologia, de buscar entender porque existem alguns assuntos que não entendia na Igreja e percebo cada vez mais que não são apenas meus questionamentos. 
   O tema da eleição dos Párocos e Bispos pela comunidade é algo dos primeiros séculos do cristianismo onde isto era realidade. Somente depois que a Igreja se tornou religião oficial do Império Romano e com a avalanche de conversões que as escolhas foram realizadas por poucos. Assim como o celibato que de algo voluntário de alguns presbíteros tornou-se no decorrer dos séculos imposto, para o cristão que escolhesse o sacerdócio. No primeiro século não se distinguia muito bem quem era sacerdote e quem era "leigo", pois as celebrações eram realizadas de forma caseira ou em catacumbas com rodízio de celebrantes, todos celebravam a paixão de Cristo. Não podemos esquecer que Igreja vem de Ekklesia, que quer dizer assembléia. Muita coisa mudou com a popularização do Cristianismo, uma delas foi a qualidade dos Cristãos. Entre os que eram comprometidos e os que não eram, entre clero e leigo. Na idade média surgiu outra divisão entre o Alto Clero, Baixo Clero e leigos.
    Será que hoje podemos resgatar as origens e a hierarquia Cristã ser mais relacionada ao exemplo da vida cristã e serviço do que um título? Conseguimos novamente ser ao invés de clero e leigos sermos todos Povo de Deus?!

  Manifesto completo traduzido, vale a pena ler:

Nenhum comentário:

Postar um comentário