terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Infiltração na laje e nossos valores

      Concordo que este tema é estranho, mas nestas últimas semanas me deparei com um problema que todos os mortais enfrentam pelo menos uma vez na vida, infiltração. Aquela situação em que as paredes começam a umedecer, formam mofo ou em casos mais extremos as famosas goteiras no teto.
      Meu problema foi na laje de cobertura onde será a área de diversão das crianças nos dias de chuva. Escola sem área coberta em cidades chuvosas, como Curitiba, é crueldade. Mas cruel mesmo é a infiltração na laje em épocas chuvosas, pois não é possível consertar e a goteira fica lá se fazendo presente de forma cínica.
     Neste final de semana nos esforçamos para aproveitar dois dias de sol, para consertar e inaugurar a nova escola, na segunda-feira. No domingo tudo estava correndo bem, todas as correções foram feitas, segundo o que o prestador de serviços achava que seria a solução, mas o que não esperávamos era que os pontos que havíamos corrigido não bastava. Uma chuva de final de tarde bastou para acabar com todo serviço realizado e as goteiras continuaram, curioso como a gota que cai parece que se diverte com o nosso sofrimento, uma tragicomédia.
     Quando estava contemplando o cair das gotas se infiltrando maliciosamente no concreto e caindo no chão pensei como nosso caráter e valores tem o mesmo efeito da laje sob a chuva. A laje é construída com materiais na suas devidas proporções, em situação adequada, com cuidado meticuloso, para não fazer bolhas e ser um bloco continuo em equilíbrio, com um telhado e calha por cima para que tudo funcione da forma mais harmoniosa possível com a água. Será que somos tão diferentes desta laje?

     Deixemos de rezar e estudar é como se dispensássemos o telhado e as calhas. Agora com a laje exposta a água podemos lutar por algum tempo, mas a água procura aquela entrada mínima para ir penetrando, assim são os erros, defeitos, pecados...o maligno se infiltra dentro de nós e da mesmo forma cínica pinga sem parar até comprometer a totalidade do nosso interior.

    No decorrer dos anos vem o desgaste, as infiltrações, mas saber fazer uma boa reforma nos torna novos homens e mulheres, se tiver que reconstruir que assim seja. É isto que Jesus Cristo nos chama, quando diz a Nicodemos "Quem não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus." Jo (3,3) nascer do espírito é aceitar a Palavra de Deus em Jesus Cristo, como salvação. Como manual de construção, para que nenhuma infiltração seja capaz de entrar e que possamos conduzir nossa vida prontos para solucionar os problemas da forma mais harmônica possível, suportar tempestades torrenciais e continuarmos intactos.

  

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário