sábado, 16 de abril de 2011

Final da Quaresma, Paixão e Sábado de Aleluia

   Nexta sexta-feira nos encaminhamos para o último final de semana da Quaresma, neste sábado que completa os 40 dias desde a quarta-feira de cinzas. O Domingo de ramos inicia a semana santa. Celebração da entrada triunfante de Jesus em Jerusalém, recebido por seus seguidores com ramos e montado num burro. Tudo isto para que fossem cumpridas todas as profecias, neste caso Zacarias (9,9). 
    No entanto, este reinado sobre a terra seria manifesto com a confirmação da Revelação plena do Reino de Deus. Na celebração da Páscoa Judaica o holocausto oferecido no templo era um animal, conforme as posses de quem oferta o tipo de animal. Mas na Páscoa do ano 30 d.C a oferta seria o próprio homem -Deus, Jesus Cristo, que se faria sacrifício. 
    Na semana santa celebra-se os últimos passos de Jesus, seu sofrimento diante das dores que virão, a instituição da eucaristia, na última ceia, o momento de deixar claro que o ato de servir, no lava pés e sacrificar-se são fundamentos da proposta de Deus aos homens. Ele se faz exemplo de sacrifício para toda humanidade. Assim como ensinou que os grandes mandamentos são; Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, a exemplo Dele, Jesus, que sendo homem verdadeiro sentiu a nossa fraqueza, mas se manteve firme no propósito do Pai, como instrumento para Revelar o Reino de Amor. (Mt 26,37-39)  (Mc 14, 34-37) (Lc 22, 42-45) (Jo 17, 1-26)

     Nesta semana santa em particular, devido ao feriado de Tiradentes teremos a oportunidade de estar na quinta-feira, dia da última ceia, completamente disponíveis, para celebrar em profundidade. Preparar-se para sexta-feira da paixão e no sábado de Aleluia reforçar nossos votos de batismo antes da missa da Páscoa.
    Na Catedral de Curitiba, assim como todas as Catedrais, sedes dos Bispos espalhadas pelo Brasil, é realizado o rito mais belo de todo ano litúrgico. A celebração tem em torno de 2 horas, celebrada pelo Arcebispo local. Rememora a vígilia de espera da ressurreição, neste momento são abençoados a água, que servirá para o batismo de novos cristãos no decorrer do ano, e o fogo que acenderá o Círio Pascal que representa o Cristo( Alpha e Omega) sempre vivo na Igreja. Para a maioria dos Católicos que foram batizados criança, este é o momento ideal para confirmar os votos do batismo, agora como adultos, conscientes da responsabilidade da vida em Cristo. Os primeiros cristãos respondiam a este momento com total conversão, após 4 anos de rígida preparação, ao caminho proposto por Cristo e se fosse o caso morrer por Ele. Dar pleno testemunho, de onde vem a palavra martírio. Martyria = testemunho

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário