sábado, 20 de agosto de 2011

Jornada Mundial da Juventude 2011 encantos e desencantos para 2013


     Nestes dias se realiza a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Madrid. Um encontro iniciado por João Paulo II em 1985 com enorme sucesso, nos anos seguintes ultrapassou o número de um milhão de jovens por evento. O objetivo é reunir os jovens católicos numa peregrinação e reafirmação da fé junto ao sucessor de Pedro. Algo encantador para todos os cristãos, que poderia se tornar um evento que reúna todos e mostre para o mundo esta luz de Cristo, sempre vivo. Nada melhor que a juventude para mostrar isto, lembrando que João o apóstolo que nunca abandonou Cristo e tornou-se o cuidador de Maria era o mais jovem dos apóstolos. O governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, conforme artigo do Jornal do Brasil de hoje http://www.jb.com.br/rio/noticias/2011/08/20/rio-fara-jornada-da-confraternizacao-de-jovens-de-todas-as-religioes/ espera este nível de confraternização, que a juventude se reúna, assim como em Madri, no Brasil em 2013. 
      Isto mesmo! em 2013 se realizará no Brasil as vésperas da copa do mundo a JMJ. Certamente este encontro encantador se tornará desencanto. Não tenho medo de errar nesta futorologia e vou explanar as razões; Vemos nos noticiários os custos para JMJ 2011 em Madrid, por sinal no Brasil, na imprensa laica, só aparece isto, as manifestações até de sacerdotes, que o encontro num momento de crise econômica é inoportuno. No entanto, retirando a antipatia ao Papa ou a Igreja Católica o argumento dos gastos não se sustenta, pois os 30 milhões de euros serão facilmente repostos pelos peregrinos, em gastos variados. Com certeza a JMJ dará lucro para cidade de Madrid, pois algumas contas simples podem ilustrar o que cerca de 2 milhões de jovens gastarão na cidade e arredores fazendo turismo, alimentação e no setor hoteleiro. Pude acompanhar o esforço de uma das educadoras que trabalha na minha escola de educação infantil, para juntar dinheiro para poder viajar tranquila. Mesmo sendo patrocinada em boa parte da viagem pela Arquidiocese  de Curitiba, por ser uma das principais colaboradoras na Pastoral da Juventude Estudantil (PJE). Ela fará parte daquele grupo de jovens que irá para gastar o básico, sem luxo, o objetivo é o encontro com o Papa. Pegando por base ela que levará seu suado dinheirinho para Madrid e os jovens que estão peregrinando de outros países a Espanha lucrará no mínimo 10 vezes mais o que está sendo investido. Desta forma, o argumento dos gastos contra a jornada só convence os desinformados. Isto mantém o encanto até em questões financeiras para o país sede. 
        No entanto, em se tratando de Brasil será um erro estratégico realizar a JMJ em 2013. O país em 2011, com graves atrasos, está iniciando suas maiores obras para copa do mundo de 2014. Está claro que os maiores interessados nestes atrasos são as grandes empreiteiras, que com o argumento de fazer tudo as pressas colocarão vários aditivos nos orçamentos para as obras. O que a JMJ-Brasil terá a ver com isto? tudo. Tenho certeza que este encontro juntará mais de 3 milhões de jovens no Rio de Janeiro em 2013, como a cidade organizará isto em meio ao canteiro de obras as vésperas da Copa do Mundo de 2014?! Fácil! Superfaturando as principais obras de infraestrutura para terminar em tempo recorde. Se assim não for garanto que será um caos no RJ a JMJ-Brasil. Alguém já viu um evento sendo realizado enquanto o local está em obra, para um evento maior? pois é, se as empreiteiras não faturarem uma montanha de dinheiro podem esperar um desastre anunciado...
      O que me pergunto é porque a candidatura do Brasil para JMJ2013?! ;  se em 2015 ou 2017 seriam datas perfeitas, visto que o Brasil já teria toda infra-estrutura obrigatoriamente pronta, para Copa do Mundo2014 e Olimpíadas2016. Principalmente em 2017, que os dois eventos mais importantes do esporte mundial já terá sido realizado e o país estará tranquilo, cheio de investimentos e apenas o futuro a frente...

       Enquanto o futuro não chega podemos contemplar e orar com os jovens que estão em Madrid, neste domingo dia 21 ás 4:30 am (horário do Brasil) o Papa rezará a missa e as 17:45 terá um documentário sobre a JMJ na rede Canção Nova, estarei assistindo e me prepararei para ajudar na JMJ-Brasil em 2013, ano da minha formatura em teologia na PUCPR. Mesmo considerando a data um erro estratégico, fomentador de corrupção e injustiça social. Como também o Espírito Santo age na Igreja, que a presença do Papa e da oração de todos os jovens presentes em 2013 possam minimizar estes fatores de desencanto. 

      
          

   

2 comentários:

  1. A essa preocupação político-estrutural - muito pertinente, por sinal - associaria uma de caráter pastoral: num país onde religiosidade, mídia e massa vivem entre 'tapas e beijos', como garantir que a JMJ seja a culminância de todo um processo de amadurecimento e vivência da fé que nasça e se fortifique na base, no cotidiano da vida das juventudes, nas suas lutas e projetos, nas suas instâncias de articulação - seja a nivel eclesial ou social - sendo o evento em si espaço de desembocadura?
    Eis aqui um desafio para os/as pastoralistas...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela participação Raquel. Realmente o sucesso da JMJ-Brasil estará nas pequenas comunidades, a reunião destas pequenas no mega encontro é o que dará sentido. No entanto, se continuar a linha de espiritualidade individualista de massa perderá o sentido cristão mais profundo.

    ResponderExcluir