quinta-feira, 21 de julho de 2011

Filme "O Ritual" chegando nas locadoras

     No final do mês de julho chega nas locadoras de todo Brasil o melhor filme sobre exorcismo já realizado. Com estrelas de primeira grandeza,  O ritual,  deve chegar mais rapidamente em DVD e logo em seguida em Blu Ray, nas lojas virtuais encontra-se para pré-venda DVDs, para receber em 10 dias. A estória não deixa a desejar e mesmo quem não é Católico gostará do filme. Para quem é católico alguns pontos são mais fáceis de serem entendidos no filme. Principalmente a presença de questionamentos racionais em torno da fé. Alguns poderiam questionar que os exorcismos não tem nada de racional. No entanto se equiparamos o que vemos sendo realizado aqui no Brasil, exorcismos no atacado, nas Igreja Pentecostais. O formato de exorcismos e critérios da Igreja Católico aproxima-se de uma metodologia científica, mas se permitindo ir além da razão e esforçando-se para entender o fenômeno paranormal, que vem do mistério. 

     Conceituando mistério é aquilo que foge da compreensão humana, aquilo que o método científico cartesiano não alcança ou tem graves dificuldades em explicar e demonstrar empiricamente que existe. Então, a princípio, concebe-se que não existe cientificamente. Mas no sentimento das pessoas que presenciam e sentem é difícil provar para elas que isto não existe. O mistério existe porque existe a fé. A fé é mais profunda e existente quanto mais se deixa mergulhar no mistério. Os fenômenos de possessão demoníaca é o mistério que mais inquieta o ser humano. Porque é parcialmente visível, mas difícil de se entender. Um milagre pode ser difícil de entender, mas é algo que provém do bem, aplicado a manifestação de Deus. Já o fenômeno da possessão é a ausência total de Deus e isto é apavorante. Dizer que Deus está ausente em nossa sociedade, visto que excluímos Ele para sermos laicos, é coerente. Algo que entristece quem é religioso. No entanto a ausência total de Deus, que é um fenômeno diabólico puro, o inimigo tanto abordado nas Sagradas Escrituras como algo real e atuante é verdadeiramente assustador.

     Algumas linhas teológicas negam a existência de uma entidade maligna real, como sendo algo simbólico, na verdade é o que deixa de ser simbólico para Igreja é diabólico, mas num sentido mais racional e filosófico, sem que seja algo real. No entanto, as autoridades do magistério da Igreja como o Cardeal Brasileiro, Presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, respondeu de forma enfática que "sim o demônio é real" em resposta ao entrevistador no momento 9:10 . Por sinal o vídeo inteiro é muito bom.



    Apenas com este vídeo entende-se bem os conceitos teológicos no filme, do porque, por exemplo; o demônio não tem força diante daquele que é blindado pela fé em Jesus Cristo.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário