terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Polêmica sobre o dia 25 de dezembro

Esclarecimentos sobre o ensinamento da Igreja Católica; Dia 25 de dezembro é o dia exato do nascimento de Jesus Cristo? NÃO.

Então porquê a Igreja adotou esta data?

      A Igreja é católica por que é universal, ela absorve a Verdade nas culturas e as acolhe, por que acredita que estas verdades também são sementes do Verbo Divino no mundo. Nos primeiros séculos comemorar a data de nascimento de Jesus não era algo comum ou pertinente, embora este período de dezembro e janeiro fossem os mais adotados como de seu nascimento, devido ao senso realizado pelo Imperador Augusto relatado nos evangelhos. Somente no século IV com a oficialização do Cristianismo como religião oficial do Império Romano que a data 25/12 foi utilizada como dia de nascimento de Jesus Cristo, pois esta data era muito festiva e popular em comemoração ao deus Sol. Como Cristo é mais que a luz do sol, pois é luz da consciência humana e revelação plena de Deus. Então para manter a festividade popular, mas com maior sentido existencial, convencionou-se comemorar neste dia a encarnação do Verbo de Deus (Logos), nascimento de Jesus de Nazareth.

      Outra questão são as datas litúrgicas, para cada período deve-se reforçar pedagogicamente cada ensinamento bíblico e dar este conhecimento aos fiéis, desta forma em algum momento do ano terá que ser lida as primeiras partes dos evangelhos de João e Lucas, que relata o nascimento e infância de Jesus, então convencionou-se fazer isso  no dia 25/12 e períodos próximos. Diferente da Páscoa, que já tem uma precisão astronômica e que sempre teve importância primordial nas comemorações da Igreja desde as primeiras décadas.

       De qualquer forma Feliz Natal! e que Cristo nasça nos corações 365 dias do ano. Assim como a Igreja ensina pelos séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário