segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Questões básicas sobre o cristianismo

Por que às Igrejas cristãs não consideram os textos apócrifos dignos de estarem na Bíblia?

         Os textos apócrifos são elaborações das primeiras comunidades cristãs com opiniões pessoais e teologias díspares da fé apostólica. A coerência teológica entre os textos é que os dão dignidade de inspirados. Pois neles tem os ensinamentos de Deus. A Palavra de Deus.

Os textos apócrifos podem ser lido pelos cristãos?

         Com certeza, pois são textos que mostram como às primeiras comunidades cristãs buscavam com toda sua imaginação encontrar Jesus Cristo. As heresias não são criadas por pessoas ignorantes, mas por estudiosos da fé, que se equivocam nos conceitos. Conhecer estes conceitos equivocados nos ajudam a não cair no mesmo erro, mesmo ele tendo sido superado a séculos.

A Bíblia é um livro histórico?

       Não no sentido da historiografia moderna. Pois os métodos adotados para os escritos são teológicos. Muita coisa histórica da vida judaica, locais,etc.. podem ser pescados no meio dos textos, mas o motivo destes textos terem sido escritos é em sentido teológico. Como Deus se revela e finalmente este encontro da humanidade com Ele.

A Bíblia deve ser lida ao "pé da letra"?

       Não aconselha-se ler a Bíblia sem um básico conhecimento teológico e histórico-crítico. Justamente para não cair em fundamentalismos. Mesmo sem estes conhecimentos podemos ler a Bíblia como oração pessoal, deixando que Deus ilumine nossa vida a luz da sua Palavra. No entanto, todas as vezes que o fiel tiver alguma dúvida que os textos possam causar, deve-se buscar auxílio teológico e histórico-crítico.

A Igreja Católica pode ser responsabilizada pela inquisição, escravidão, guerras, etc?

        A Igreja Católica tem como missão levar a Palavra de Deus para toda humanidade. A Bíblia condensa os ensinamentos da Igreja Católica, no entanto as declarações do Magistério em acordo com a Tradição também fundamentam o ser da Igreja nos séculos. A base teológica da ação da Igreja no mundo está no serviço, Jesus Cristo deu o exemplo máximo no lava-pés. Para que todos tenham vida em abundância, num convívio de justiça, perdão e amor, amando a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Estes fundamentos devem reger toda vida da Igreja. Se em algum momento membros da Igreja não corresponderam a esta proposta de Jesus Cristo não falam e não agem pela Igreja, mas por si próprios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário