sexta-feira, 4 de março de 2011

"Carnis Valles" ou simplismente Carnaval, festa cristã?!

    O Carnaval como elemento da história se formou como festa popular que antecipa o tempo da Quaresma. Quaresma é o período de reflexão sobre a vida cristã, o ser cristão. Onde mantém-se o foco na oração, penitência e caridade. Relembrando os 40 dias de meditação e tentação sofrida por Nosso Senhor Jesus Cristo.
     Este período prepara-nos para semana santa, que culmina no momento máximo da Revelação Divina em Jesus, sua morte na cruz e ressurreição. Pensar que o carnaval pode-se tudo, para purgar na Quaresma, é um equívoco ou imaginar que sendo cristão, principalmente católico, pode-se fazer tudo, que depois basta me confessar que fica tudo ok! contradiz o ser convertido. Se ainda fazemos tudo o que o mundo nos oferece e que sabemos nos levará ao caminho do erro é hora de rever a nossa conversão. Pois a consequência dela é agirmos como modelo em Cristo e buscando "ser perfeitos como o Pai é." Somos profetas em potencial de Deus, mas seremos falsos profetas se nossos frutos não forem coerentes com a profissão de fé. Esta conversão vem por meio da nossa fé e Graça de Deus. 
     Desta forma não se trata de reprimir desejos ou o instinto humano, mas canalizá-los, por Dom, ofertado por Deus, de auto conhecimento e auto preservação. Citando o caro Prof. DR Agenor Brighenti "Deus se propõe, bate a nossa porta. Mas a fechadura para abri-la está do lado de dentro." ou  em João  "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." Ap (3,20).  Excelente momento este da Quaresma, para renovarmos nossa conversão e no sábado de Aleluia o rito do batismo. Por fim, relembrando as palavras do convertido Paulo : 1Co (6,12)

   "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma."


Abaixo se tiverem curiosidade algumas explicações sobre a origem do carnaval e como fazer o cálculo da data;
     "A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" do grego significa carne e "valles" significa prazeres.
MardiGrasPaull1897Cover.jpg
    Em geral, o carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras), último dia antes da Quaresma.[4] Nos Estados Unidos, o termo mardi gras é sinônimo de Carnaval.
   O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias na ruas, praças e casas da Antiga Roma, de 17 a 23 de dezembro. Todas as actividades e negócios eram suspensos neste período, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que em quisessem e as restrições morais eram relaxadas. As pessoas trocavam presentes, um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas (Saturnalicius princeps) e as tradicionais fitas de lã que amarravam aos pés da estátua do deus Saturno eram retiradas, como se a cidade o convidasse para participar da folia.

   No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.
   
   Todos os feriados eclesiásticos são calculados em função da data da Páscoa[5], com exceção do Natal. Como o domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do outono (no hemisfério sul), e a sexta-feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa."

   Fonte: Wikipedia
   

2 comentários:

  1. Parabéns pela reportagem. Muito propícia em tempos de carnaval. Não podemos achar que porque teremos quarenta dias de penitência devemos fazer tudo no carnaval que vai ficar tudo ok. Não funciona assim. Conversão requer entendimento e sabedoria.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por participar no blog Jaqueline, realmente estas atitudes de conveniência são incoerentes com a vida em Cristo.

    ResponderExcluir