sexta-feira, 11 de março de 2011

Tempo da Graça "Quaresma"!

    Iniciamos na quarta-feira de cinzas mais um período da Quaresma em nossas vidas. A média de vida do brasileiro está em 73 anos. Se pensarmos que a partir dos 13 anos de idade, quando já tivemos nossa iniciação básica cristã e nossa capacidade de abstração pode compreender o que é a Quaresma, teremos em média apenas 60 oportunidades de vivenciar este período, que culmina com o rito de rememoração da Paixão de Cristo.

    Poucas chances, em toda nossa existência sobre a face da Terra, para compreender verdadeiramente o que é a vida em Cristo, a Vida de conversão...
    O primeiro ponto a se refletir é o significado da quarta-feira de cinzas "Do pó viemos e ao pó voltaremos." Nos reconhecermos como criaturas finitas e frágeis, suscetíveis a variação hormonal, emocional, fisica e financeira... Querer se fazer forte, independente de todos os outros seres humanos é o erro básico, para caminhar rumo a auto destruição. A proposta da Quaresma é um convite para que todos os cristãos de braços dados se fortaleçam no caminho da conversão, no caminho da Verdade, no caminho da Vida que é Jesus Cristo.

    A Igreja aconselha que à exemplo de Jesus Cristo, que se submeteu no deserto durante 40 dias a oração,  jejum e finalmente as tentações, assim também nos propormos a práticas de oração, jejum e caridade.
  Deus não precisa destas práticas, para nos salvar ou dar Graças. Isto ele oferece de forma gratuita para nós. No entanto, se alguém nos oferece um presente mas não estamos olhando para pessoa, não estamos voltados para ela ou pior; nem sequer estamos próximos dela, como receberemos este presente?

  Caminharmos juntos nestas práticas intensificadas de oração, jejum e caridade servirá para nos aproximarmos mais de Deus e estarmos sensíveis e ao mesmo tempo atentos, como soldados em tempo de guerra, para quando o Senhor quiser que sejamos seu instrumento. Sendo assim, eu não consigo sozinho, mas estou pronto, vamos juntos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário